A cidade de Floresta Azul começa a voltar à normalidade com a diminuição do nível das águas do Rio Salgado, que devastou parte do município nos dias 24, 25 e 26 de dezembro. As chuvas, que tiveram início na noite do dia 24 (em pleno Natal), levaram a cidade ao caos, atingindo centenas de moradias e desabrigando centenas de pessoas nos bairros Gerson Côrrea e Nova Floresta e o distrito de Santa Terezinha (Coquinhos).
Um levantamento da equipe da Defesa Civil local estima que cerca de 600 pessoas estão desabrigadas em Floresta Azul, Coquinhos e na zona rural e mais de 400 pessoas foram afetadas diretamente com as chuvas. A cidade hoje tem mais de 500 famílias precisando de ajuda. A prefeitura de Floresta Azul, através da prefeita Gicélia Santana, de imediato emitiu no dia 25 de dezembro o Decreto 046/2021 declarando a cidade em SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA.
Na segunda-feira, dia 27, a prefeita recebeu a visita - em caráter emergencial - do governador do estado Rui Costa, que inspecionou pessoalmente os bairros atingidos pelas águas e as ruas Maria José da Silva, José Ramos Batista, João Rodrigues, Alquides de Oliveira, Alzira Fonseca, José Ramos Batista, José Almeida do Nascimento, Rua do Matadouro, Travessa Silveira e as avenidas 23 de Abril, Dois de Julho e Sete de Setembro.
Na terça-feira, dia 28 de dezembro, o município de Floresta Azul foi declarado, juntamente com mais 81 cidades, em situação de emergência pelo Governo do Estado, conforme Decreto 20.994 de 27.12.2021 editado no Diário Oficial da Bahia, nº 23.320, e em seguida o Diário Oficial da União (Governo Federal), Edição 244, na Seção 1, na Página 30, publicou Portaria nº 3.345 de 27.12.2021, reconhecendo a cidade de Floresta Azul e mais 85 municípios baianos em SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA.
A prefeita Gicélia Santana e sua equipe tem trabalhado dia e noite desde o início dessa tragédia natural que recaiu sobre parte da Bahia. Gicélia, visivelmente emocionada, agradece primeiro a Deus por ter protegido o povo de Floresta Azul, ao Governador Rui Costa, que veio pessoalmente ver o estrago feito pelas águas, e aos deputados Rosemberg Pinto e Ronaldo Carletto e a comunidade florestense que tem ajudado bastante as famílias atingidas pela enchente. A prefeita pede nesse momento ao povo de Floresta Azul união e solidariedade. “Estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance para atender as pessoas atingidas. O governador nos prometeu ajuda e o Governo Federal já reconheceu Floresta Azul como Situação de Emergência. Quero nesse momento pedir as autoridades superiores que olhem e ajudem Floresta Azul”, disse a prefeita.
Confira as fotos do durante e pós enchente.
Texto: Arnold Coelho